quarta-feira, 3 de abril de 2013

Últimas notícias sobre minha avó e a Casa de Repouso

Bom, como eu havia postado no blog anteriormente, viajei para a cidade dos meus pais na Quinta-feira passada à noite, para dar uma força para a minha mãe.

Até então, estava decidido que minha avó iria para a Casa de Repouso na Segunda-feira. O dia na Sexta foi muito difícil, minha avó deu muito trabalho e, para piorar, ela quase não está conseguindo andar mais, então a todo momento eu, meu pai e minha mãe precisavamos pegar ela no braço para mudar da cama para a cadeira de rodas, da cadeira de rodas para o sofá, etc. O resultado disso é que os 2 estão com problemas nas costas, emagreceram muito e estão aparentando uns 10 anos mais velhos! A aparência dos meus pais me assustou!

No Sábado recebemos uma notícia que nos fez desmoronar: a Casa de Repouso não possuía a vaga para morar, mas sim para passar o dia! Alegaram um mal entendido, mas desconfiamos que passaram alguma idosa na frente da minha avó (pois lá existe uma fila de espera). O resultado disso foi que meu pai ficou tão desesperado na hora que recebemos a notícia que pensei que ele fosse enfartar! Porém, acabamos confirmando a vaga para passar o dia, que ainda é melhor do que nada!

O Sábado também foi terrível, mas por causa dos remédios minha avó ficou mais dopada que o normal e deu menos trabalho. Combinamos com a enfermeira da Casa de Repouso e no Domingo mesmo eles foram buscar minha avó logo pela manhã. Foi bom pois assim pudemos descansar e aproveitar o dia para ver minha outra avó, que mora numa cidade próxima.

O esquema da Casa de Repouso de passar o dia é o seguinte: eles buscam ela com a ambulância todos os dias às 6h da manhã e levam de volta às 20h. Durante o dia eles fazem tudo: dão banho, medicamentos, 6 refeições e etc. E assim ficará até que surja outra vaga para morar definitivamente (disseram que minha avó é a próxima da fila).

Segunda-feira e ontem conversei com a minha mãe e ela contou que minha avó dormiu lá esses 2 dias, pois uma das idosas foi dormir com a família e deixaram que minha avó ficasse. Na Segunda minha avó reclamou muito, chorou (igual ela faz em casa, para deixar bem claro que não foi porque estava na Casa de Repouso!), mas ontem ficou bem mais tranquila e a enfermeira disse que ela dormiu bem da Segunda para a Terça.

Bom, tirando a questão financeira, que agora vai pesar bastante, meus pais estão muito aliviados e já estão sentindo a diferença em suas saúdes físicas e emocionais. As dores nas costas da minha mãe melhoraram e ela acha que nem será mais necessário tomar as injeções que o médico havia prescrito.

E é isso. 
Após muita luta, muitos dilemas e muitas crises, estou certa de que essa foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado! Agora estou torcendo para que a vaga na Casa de Repouso para ficar 24h surja rápido, para que meus pais possam, finalmente, reconstruir suas vidas e recuperarem suas saúdes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Maíra, estou na mesma situação e chorando pra decidir pela casa de repouso... gostaria de falar mais com vc...

Renata
rmapersonalizados@hotmail.com